Page 1/2
Muita gente gosta de aproveitar o verão para buscar um lugar para refrescar-se. Lagoas, rios, cachoeiras ou praia são as principais opções. No entanto, há o risco de que a diversão se converta em tragédia se você não sabe os possíveis perigos que um lugar pode oferecer.

Vamos a apresentar alguns lugares em que o risco para banhistas é altíssimo. Alguns, por causas naturais, como tubarões e cobras, mas há também aqueles provocados pela atividade humana, como a poluição.
1. Lago Boiling
O Lago Boiling, na Dominica, no Mar Caribe, é um dos lugares mais perigosos para nadar; na verdade, é impossível fazê-lo. A presença de magma na superfície do lago faz a água atingir o ponto de ebulição.

O lago geralmente está coberto por uma nuvem de vapor, e a água borbulha devido à alta temperatura. Nadar ali é sinônimo de cozinhar-se.
2. Bubbly Creek
A parte sul do Rio Chicago é mais conhecida como Bubbly Creek. Uma das razões para que ninguém queira nadar nessas águas é a grande quantidade de esgoto que chega ao rio.

Desde o começo do século XX, algumas empresas frigoríficas locais jogam restos de carne no rio, a decomposição de toda essa matéria orgânica gera gases e bolhas que podem ser vistas pelo lago. O lugar está tão poluído, que peixes e outros animais não conseguem viver mais nele.
3. Buraco de Samaesan
A Tailândia é um país que chama a atenção de pessoas que gostam de aventura ou de pratos exóticos. O país possui belas praias, mas há também lugares que assustam. Esse é o caso do Buraco de Samaesan.

Se trata de uma das áreas de mergulho mais profundas da Tailândia, com lugares onde a visibilidade é quase zero. O lugar não é indicado para mergulhadores novatos.
4. Rio Citarum
Passamos agora a outro país cujas belezas naturais também chamam a atenção. Se trata da Indonésia, que é também reconhecida por suas lindas praias e pela grande biodiversidade em cada uma das ilhas que formam o país. No entanto, também lá há lugares onde não se deveria nadar.

O Rio Citarum, por exemplo, é conhecido pelos altos índices de poluição. Infelizmente, o rio foi contaminado pelas grandes quantidades de dejetos jogados ali. Por isso, nadar ali é um perigo para a saúde.
5. Poço de Jacó
Localizado na região centro-sul do Texas, o Poço de Jacó é um dos lagos mais gelados do mundo.

As águas do poço são cristalinas, e o lugar tem uma característica especial: está cheio de túneis e cavernas submersos. No entanto, é muito perigoso, e muitas pessoas que mergulharam nas águas profundas do lado, infelizmente, nunca mais retornaram.
6. Rio Nilo
Apresentamos agora o rio que é considerado por muitos como o berço da humanidade. Mas, apesar das belezas, o rio não é recomendado para banhistas, devido a presença de habitantes nada acolhedores. Isso mesmo, o Rio Nilo, o maior rio do continente africano, está cheio de crocodilos.

Por ano, ocorrem cerca de 100 ataques de crocodilos na parte norte do Nilo. Inclusive há uma espécie do animal que leva o nome do seu habitat, é o Crocodilo-do-Nilo.
7. Praia de Hanakapiai
O Havaí é um estado pertencente aos Estados Unidos. O arquipélago, localizado no Oceano Pacífico, é muito visitado por turistas, e suas praias são um sonho para muitos surfistas. No entanto, apesar de serem uma expressão da beleza da natureza, as praias do Havaí também apresentam riscos para banhistas, devido à força das marés.

Só na praia de Hanakapiai, cerca de 80 pessoas já morreram vítimas das turbulentas ondas. E fica aqui uma dica: Nunca tente enfrentar as ondas! Depois delas arrebentarem na praia, as correntes subaquáticas podem puxar as pessoas.
8. Lago Karachai
O Lago Karachai é outra paisagem linda, e perigosa. Localizado na região central da Rússia, o lago foi contaminado pelo governo russo com resíduos radioativos das minas de urânio de Mayak, desde 1951, quando o governo não se pensava que a contaminação poderia se estender para além dos limites físicos do lago, o que acabou acontecendo depois de uma longa estiagem em 1968. Na época, mais de meio milhão de pessoas foi contaminada com os resíduos.

Felizmente, o governo russo começou a tomar medidas para encher o lago de concreto, evitando mais contaminações.
9. Kipu Falls
Kipu Falls é uma cachoeira em East Kauai, no Havaí. O lugar é um dos mais populares destinos turísticos do mundo, mas também ficou conhecido pelos perigos. Muitos afogamentos já ocorreram no local, apesar de não haver certeza quanto às causas.

Uma lenda local, atribui as fatalidades ocorridas a possíveis chamados de deuses antigos, ou, o que seria mais racional, à presença de pontos mais fundos. No entanto, outra explicação mais provável é a presença de banhistas embriagados. Lembramos: álcool e diversão na água não combinam!
10. Buraco Ninho de Águia
O Buraco Ninho de Águia, na Flórida, é um bonito lugar para nadar, mas os mergulhos não são seguros no local. A profundidade chega a até 90 metros, e pelo menos dez pessoas já morreram no local. Por isso, o Ninho de Águia está fechado indefinidamente.

O lugar, na verdade, é uma dolina (também conhecida como sumidouro), que é formada pela depressão do solo em lugares com rochas como mármores, por exemplo. O perigo do Ninho de Águia são os buracos no seu interior, que podem fazer com que mergulhadores fiquem presos.
11. A Bacia Amazônica
A região Amazônica é um dos lugares mais bonitos e com uma das maiores biodiversidades do mundo, mas, também a região está cheia de perigos nas águas. Há tantos predadores que um banho, mesmo que rápido, em alguns lugares poderia ser fatal.

Os rios da região Amazônica são a casa de predadores, entre eles as famosas piranhas, que são capazes de provocar muitos ferimentos, ou até mesmo levar uma pessoa à morte.
12. Lago Horseshoe
A Califórnia é um estado nos EUA onde há diversos lagos; no entanto, o Lago Horseshoe é um daqueles que não deve ser visitado por quem busca um lugar para nadar. A razão é a alta concentração de dióxido de carbono.

A grande quantidade de dióxido de carbono no local é devido a uma série de terremotos que ocorreram na região, o que causou a liberação do elemento químico. A presença do dióxido de carbono é tão forte que toda a flora da região morreu, e é possível ver uma grande quantidade de árvores mortas pelo caminho.
13. Lago Vitória
O maior lago do continente africano, e o terceiro maior do mundo, o Lago Vitória é também um lugar a ser evitado. Todos os anos muita gente perde a vida nele, e qual a razão?

Um dos problemas do lago, que está localizado entre Tanzânia, Uganda e Quênia, é o sistema climático próprio que ele tem; o clima pode mudar de ensolarado para sombrio em questão de segundos. E aí está o problema. Ser surpreendido por uma tempestade é um risco. Em 2018, por exemplo, mais de 200 pessoas morreram em um naufrágio. Outro problema no local são as más condições das embarcações.
14. Gansbaai
Gansbaai é uma região na Costa da África do Sul. No entanto, o lugar é mais conhecido como “Beco dos tubarões”, devido à presença desses animais. Só pelo nome já pareceria má ideia nadar ali.

Esses animais representam um risco para seres humanos, mas lembramos que também os homens são um perigo para esses animais, devido à caça predatória.
15. Rio Tinto
O Rio Tinto está na Espanha, e leva esse nome por causa da cor avermelhada das suas águas. O rio foi altamente contaminado com substâncias ácidas provenientes do complexo de minas existentes na região. Como você já deve ter concluído, o lugar não deve ser visitado por banhistas.

Durante muito tempo o rio foi considerado como morto, ou seja, sem nenhum tipo de vida; até que anos atrás pesquisadores encontraram na superfície plânctons, um tipo de algas microscópicas, adaptados a habitats extremos e que se alimentam de minerais.
16. Rio Ganges
Outro caso de um rio contaminado pela atividade humana é o do Rio Ganges, um símbolo da Índia, e considerado sagrado pelos hindus. No entanto, a poluição o converteu em uma perigosa região para nadar.

O descarte de lixo e materiais poluentes nas águas do Ganges terminaram por convertê-lo em um rio tóxico Outro problema é o ritual da cremação dos mortos em suas margens. Dependendo da casta e da situação econômica da família, muitas vezes os corpos não são cremados corretamente e inclusive alguns são jogados inteiros no rio.
17. Represa Hoover
É proibido nadar na represa Hoover, localizada entre os estados de Nevada e Arizona, nos Estados Unidos. O lugar é extremamente perigoso devido à forte correnteza debaixo d’agua.

As muitas entradas ao longo da represa fazem com que seja controlada a velocidade com que a água passa por baixo, mas também há vários vertedouros, que são passagens de água não controladas.
18. Lagoa Azul
A Lagoa Azul é o nome de um filme exibido dezenas de vezes por uma emissora de televisão do Brasil, mas também há um lugar no Reino Unido com esse nome.

A verdadeira Lagoa Azul, em Buxton, Derbyshire, no Reino Unido, é uma piscina natural que deve ser evitada devido ao pH extremamente alto das suas águas, que chega ao impressionante valor de 11,3. O valor é comparado ao da amônia ou à de um alvejante.
19. Costa do Golfo
A Costa do Golfo, no sul dos Estados Unidos, tem a água consideravelmente quente, mas não é recomendada para banho, por causa da presença de cobras, incluindo cascavéis. Sim, cobras podem nadar, e não deve ser nada agradável nadar com elas.

Além da presença desses perigosos animais, a região também não é recomendável para banhistas porque sofre com o escoamento de esgoto de fazendas da América Central.
20. Ilha da Reunião
A Ilha da Reunião, na Costa de Madagascar, é um destino buscado por turistas todos os anos. No entanto, nadar ali pode representar um risco pela presença de tubarões.

Cerca de 39 ataques de tubarões já foram registrados no local. Parece que os casos ocorridos não desanimam a vários turistas que frequentam o lugar, mas mesmo assim vale a pena estar alerta.